Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Tomam posse os novos membros do Comitê Rio Dois Rios



O Comitê da Bacia HidrográficaRio Dois Rios conta com uma nova composição. Foram empossados nesta terça-feira, dia 26, os novos membros do Plenário e o novo Diretório para a gestão 2019-2020. A cerimônia de posse aconteceu durante a 41a Reunião Ordinária realizada no Auditório FIRJAN-SENAI situado no centro de Nova Friburgo – RJ. O comitê é composto por representantes do Poder Público, Usuários de Água e Membros da Sociedade Civil.

O evento iniciou com o diretor presidente da última gestão, Vicente de Bastos Ribeiro (Fazenda Soledade), destacando os pontos fortes do trabalho do Comitê nos últimos dois anos como por exemplo, atualizaçãodo valor do Preço Público Unitário cobrado pelo uso da água. "Esta mudança colaborou e muito para destacar a importância que a água tem para nossa sobrevivência, dando assim maior suporte para as ações de conservação e monitoramento, dando condições para garantir sua sustentabilidade", ressaltou Vicente.

Para a gestão 2019-2020, foram eleitos para diretor-presidente e vice-presidente,
respectivamente, Lícius de Sá Freire (FIPERJ) e Valbert Schott (CECNA), para secretária- executiva, Alda Maria de Oliveira (Instituto Bioacqua)e para Diretores Administrativos, Jovino Fernandes Azeredo Júnior (Firjan), Ceres Regina de Santa Rosa (CEDAE) e Leonardo Ivan Debossan (Inea).

O novo diretor-presidente destacou como meta para esta nova gestão fortalecer o sistema de monitoramento e acrescentou ainda como desafio melhorar o contato com a população através de projetos de conscientização e preservação relativos ao uso responsável da água. "A população deve conhecer o trabalho feito pelos comitês e se tornar nossa parceira em todas as ações voltadas para os cuidados com os recursos hídricos e meio ambiente".

Foram empossados ainda durante o evento os novos membros do Plenário num total de 13 representantes do Poder Público, 6 representantes dos Usuários de Água e 10 membros da Sociedade Civil. Por fim, foram indicados os nomes para compor a Câmara Técnica Permanente Institucional Legal que é composta por membros do Plenário e profissionais por eles indicados. Cabe à Câmara Técnica relatar ao Plenário assuntos de sua competência.

O Comitê Rio Dois Rios possui atribuições consultivas, deliberativas e normativas, em nível regional. Trata-se de um órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento e Recursos Hídricos. A área de atuação do Comitê abrange integralmente os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco e São Sebastião do Alto e, parcialmente, os municípios de Carmo, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e São Fidélis, situados na região serrana do estado do Rio de Janeiro.

Outras Noticias

Mais Notícias »