Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Comitê Rio Dois Rios entrega projeto de Esgotamento Sanitário ao município de Cordeiro-RJ



Na última quarta-feira, dia 10, representantes Comitê de Bacia Rio Dois Rios (CBH-R2R) estiveram em Cordeiro-RJ para entregar à prefeitura o projeto para implantação de um Sistema de Esgotamento Sanitário no município. O objetivo é contribuir para a universalização do acesso a serviços de coleta e tratamento de esgoto. Em 2015, os municípios da área de abrangência do CBH-R2R (Região Hidrográfica VII) foram hierarquizados pelo Comitê para receber estudos e projetos para seu sistema de esgotamento sanitário, financiados com a cobrança pelo uso da água.

Para a vice-prefeita, Maria Helena Vasconcellos, “Cordeiro tem esta urgência em fazer o devido tratamento do esgoto e da água. A iniciativa representa um investimento para garantir qualidade de vida para as futuras gerações que vivem no município”. O secretário municipal de meio ambiente, Amarildo Lanes Luz, explicou também que “atualmente treze por cento do esgoto gerado no município é tratado e, com este projeto estima-se que este valor possa subir para oitenta por cento".

A hierarquização dos municípios, decorrente das inscrições nos Editais CBH – R2R nº 01/2013, nº 01/2014 e nº 01/2015, foi aprovada pela Resolução CBH – Rio Dois Rios nº 045 de 03 de dezembro de 2015. Macuco ficou em primeiro lugar, seguido de Cordeiro e Santa Maria Madalena, que será a próxima cidade a receber seu projeto. O investimento total do Comitê nesta ação, com a finalização dos contratos, será de R$ 616.352,87. Os projetos incluem rede de coleta, estações elevatórias e estação de tratamento de esgoto.

Outras Noticias

Mais Notícias »