Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Monitoramento participativo dos rios é tema de reunião entre Comitê Rio Dois Rios e Fiocruz



O cuidado com a água é responsabilidade de todos e, por isso, a política nacional de recursos hídricos traz como um de seus fundamentos a gestão descentralizada e participativa, modelo seguido pelos comitês de bacias. Neste contexto, o diretor-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios (CBH-R2R), Lícius de Sá Freire, foi ao Rio de Janeiro na última terça-feira, dia 14, para conhecer melhor o programa AGente das Águas. Criado por pesquisadores do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, o programa tem como objetivo o monitoramento participativo e avaliação integrada da qualidade da água de rios das Bacias Hidrográficas no Brasil.

O coordenador, José Augusto, e as pesquisadoras, Tatiana Oliveira e Lia Fernandes, explicaram que a metodologia do AGente das Águas se baseia na capacitação técnica de agentes comunitários locais feita por profissionais da Fiocruz. Com isso, segundo os representantes da Fiocruz, a população local fica apta a realizar a avaliação e o monitoramento dos principais rios da bacia, estimulando a participação das comunidades nos processos decisórios sobre o uso e conservação dos rios. Os pesquisadores da Fiocruz apresentaram ainda que, na capacitação a população aprende, por exemplo, a técnica do monitoramento biológico usando macroinvertebrados, pequenos animais que vivem nos rios e que são sensíveis às alterações ambientais, podendo funcionar como indicadores da qualidade da água.

Para o diretor-presidente do CBH-Rio Dois Rios, Lícius de Sá Freire, o objetivo da reunião foi verificar a possibilidade de replicar este programa na região e assim trazer uma importante contribuição aos trabalhos desenvolvidos pelo Comitê. "O CBH-R2R entende que existe uma sinergia muito grande dos resultados obtidos pelo programa da FioCruz com o desenvolvimento da educação ambiental a ser implantada na região hidrográfica do Rio Dois Rios", afirmou o diretor-presidente.

Outras Noticias

Mais Notícias »