Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Comitê de Bacia Hidrográficas do Rio Dois Rios realiza sua primeira reunião virtual de Plenário



30-06-2020

Na tarde de ontem, 29 de junho de 2020, o Plenário do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) se reuniu virtualmente para uma Reunião Extraordinária. Estiveram presentes na reunião 21 membros do Colegiado. No encontro por videoconferência, além de discutir aspectos relacionados com a gestão das águas na bacia hidrográfica do Rio Dois Rios, foram aprovados importantes resoluções, como a Resoluções CBH-R2R nº 064 que regulamenta a realização de reuniões por videoconferência no âmbito do Comitê. Além desta, outras quatro Resoluções também foram aprovadas pelos membros presentes.

A 14ª Reunião Extraordinária do Plenário do CBH-R2R foi um grande sucesso. A organização e a qualidade da transmissão foram excelentes para os que puderam presenciar essa inovação nas reuniões do CBH-R2R. Houve diversas manifestações por parte dos membros para que essa modalidade de reunião seja mais utilizada a partir da aprovação da Resolução CBH-R2R que a regulariza dentro do âmbito do colegiado.

Outra resolução aprovada neste encontro do Plenário foi a CBH-R2R nº 067 que determina o ajuste contábil do Plano de Aplicação Plurianual do Comitê - PAP. A necessidade da atualização do PAP vem sido discutida há alguns encontros, e deve-se principalmente pela alteração do valor da água cobrado na região do Rio Dois Rios. O PAP que se encontrava em vigor foi elaborado com base em um valor menor do que é praticado hoje, demandando assim uma correção neste importante instrumento de planejamento e aplicação financeira do CBH que é o seu PAP.

Também foram deliberadas na reunião: i)Resolução CBH-R2R nº 063, em conjunto com os Comitês Médio Paraíba do Sul, Piabanha, Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, que disponibiliza recursos para o funcionamento da sua Secretaria Executiva (Agevap); ii) Resolução CBH-R2R nº 065, que manifesta o interesse do CBH-R2R em dar continuidade ao contrato de sua secretaria executiva; iii) Resolução CBH-R2R nº 066 sobre o Projeto "Diagnóstico e Intervenção: Diagnóstico ambiental, planejamento e ação nas microbacias" que é o programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do CBH-R2R; e iv) Resolução CBH-R2R nº 068, que cria um fundo emergencial de reserva para o funcionamento do CBH-R2R e do Sistema de gestão de Recursos hídricos.

A reunião foi considerada um marco para o CBH-R2R, pois foi constatado que é perfeitamente possível realizar esse tipo de encontro virtual. As reuniões nesta modalidade permitem a participação normal dos membros sem exigir os deslocamentos necessários para um encontro presencial. Portanto, a tendência é que o CBH-R2R adote com mais freqüência a realização de reuniões virtuais. Sem dúvida uma consequência da Pandemia que estamos vivendo!

Outras Noticias

Mais Notícias »