Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Comitê Rio Dois Rios é contemplado para receber investimentos do Programa Mananciais



30/08/2021

Foi concluída mais uma etapa do Programa Mananciais, uma iniciativa do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) Afluentes do Paraíba do Sul. Nesta fase foi realizada a seleção das microbacias alvo que receberão os investimentos do 1º ciclo do Programa. Na área de atuação do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios (CBH-R2R), a microbacia contemplada foi Barracão dos Mendes, em Nova Friburgo-RJ.

As microbacias selecionadas pelo Programa receberão os Projetos Participativos de Incremento de Serviços Ambientais (PRISMAs), elaborado em parceria com a comunidade local, objetivando a melhoria dos recursos hídricos na área. Serão investidos R$ 2,5 milhões de recursos do CEIVAP para a execução das intervenções prioritárias apontadas pelos PRISMAs em cada uma das microbacias alvo.  

O Programa Mananciais tem como objetivo proteger, manter, recuperar, expandir e/ou assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuem para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos para a região hidrográfica do rio Paraíba do Sul.

A microbacia do Barracão dos Mendes foi escolhida através de critérios técnicos pelo CBH-R2R para iniciar o Programa Mananciais. O programa foi apresentado aosprodutores rurais da região pelo CBH-R2R durante reunião do CONRURAL-NF realizada em maio. Um dos diferenciais da execução do Programa é a participação da população local.

Além do acompanhamento dos parceiros - CBH-R2R, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, via Secretaria Municipal de Agricultura, e a Emater, que possuem vasto conhecimento sobre a região hidrográfica como um todo - este Programa vai contar também com o apoio dos moradores, que posteriormente poderão se voluntariar para colaborar.

Outras Noticias

Mais Notícias »