Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Comitê Rio Dois Rios e INEA realizam evento em conjunto no próximo dia 6



A entrada é gratuita e a programação conta com palestras e oficina


O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) em parceria com a Superintendência Regional Dois Rios do Instituto Estadual do Ambiente (Suprid/Inea), realizam no próximo dia 6 de junho dois eventos em conjunto: o I Encontro Técnico da SUPRID/Inea e o III Encontro Técnico do CBH-R2R.

Há pelo menos 8 anos a Secretaria Executiva do CBH-R2R funciona dentro da Superintendência Regional do INEA (Suprid/Inea). Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Suprid/Inea manifestou o interesse em realizar este evento em conjunto pela primeira vez.

O objetivo do encontro é discutir a gestão integrada dos resíduos sólidos. O evento será no auditório da Firjan/Senai localizado na rua Prefeito José Eugênio Muller n° 220, no centro de Nova Friburgo. Foram convidados como palestrantes profissionais do IPRJ/UERJ e do Inea. Além das palestras estão previstos também a realização de uma oficina de compostagem e um balcão de atendimento Firjan/Suprid/Inea /CBH-R2R, através de agendamento prévio via Firjan que está apoiando o evento.

A entrada é gratuita e o público-alvo são membros do CBH-R2R e de outros comitês, técnicos e gestores de órgãos ambientais, estudantes e profissionais da área de gestão ambiental além da população em geral. A perspectiva é que outros eventos em conjunto sejam realizados no futuro.

I Encontro técnico da Suprid/Inea
A Suprid/Inea tem como uma de suas atribuições os processos de licenciamento ambiental na sua área de atuação (RH-R2R). Dentro do desenvolvimento desses processos é muito comum haver questões relacionadas com o gerenciamento de resíduos sólidos. E com o objetivo de apresentar este tema para a sociedade, em especial, os gestores públicos, os consultores, e empresas locais, a SUPRID organizou esse evento de caráter informativo para essa temática.

III Encontro Técnico do CBH-R2R
O Encontro Técnico do CBH-R2R teve sua primeira edição em 2016 e a segunda em 2018. Este ano tem como foco apresentar e discutir um dos quatro eixos da Política Nacional de Saneamento Básico que é o gerenciamento de Recursos Hídricos. O CBH-R2R entende que esse eixo do saneamento é extremamente importante para a gestão das águas em sua área de atuação. Quer seja por causa dos resíduos domiciliares destinados inadequadamente na região, como também, resíduos especiais como o de construção civil, atividades agropecuárias, e também resíduos industriais. Todos esses, em destinação inadequada, resultam mais cedo ou mais tarde no comprometimento da qualidade e quantidade da água na região hidrográfica do Rio Dois Rios.

Programação (06/06/2019)

8h45 às 9h15 – Credenciamento.

9:15 às 9h45 – Abertura dos trabalhos (período da manhã):
Alessandra Assunção A. B. dos Santos - Superintendente da SUPRID/INEA
Lícius de Sá Freire - Diretor Presidente do CBH-R2R

9h45 às 10h45 - "Gerenciamento de Resíduos Sólidos".
Palestrante: Ana Cristina Fontes Moreira - Lasqpol - IPRJ/UERJ.

10h45 às 11h - Intervalo

11h às 12h – “O estado da arte da gestão de resíduos no RJ e o seu impacto no ICMS ecológico”.
Palestrantes: Fernanda Peralta e Érica Spínola - Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS)

12h - Intervalo

13h45 às 14h - Aberturados trabalhos (período da tarde):
Alessandra Assunção A. B. dos Santos - Superintendente da SUPRID/INEA
Lícius de Sá Freire - Diretor Presidente do CBH-R2R

14h às 14h45 - Apresentação: "SUPRID – Estrutura e Atuação".
Palestrante: Alessandra Assunção A. B. dos Santos - Superintendente da SUPRID/INEA

14h45 às 15h - Intervalo

15h às 16h - "Gestão de Resíduos Sólidos no Aterro Sanitário de Nova Friburgo".
Palestrantes: Sr. Alan Duarte Marqui - Responsável do Meio Ambiente - EBMA

15h às 16h - Compostagem doméstica – Oficina de Compostagem.
Facilitador: Sr. Ramon Porto da Mota Júnior - Gestor Ambiental - Agevap-UD3

*14h às 17h - Balcão de Atendimento – Tira Dúvidas - SUPRID/INEA – CBH-R2R

Outras Noticias

Mais Notícias »