Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Comitê Rio Dois Rios e Prefeitura de Nova Friburgo somam forças para a melhoria da gestão das águas da região



Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios (CBH-R2R), através de sua secretaria executiva se reuniu no último dia 22 com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Friburgo para apresentar uma das principais iniciativas do Comitê, o projeto "Diagnóstico e Intervenção". Este projeto tem como objetivo propor critérios técnicos para a identificação de áreas prioritárias para investimentos em ações de melhoria da qualidade e quantidade de água.

O encontro foi um desdobramento da última reunião da Câmara Técnica Permanente Institucional Legal do CBH-R2R realizada dia 15. Na ocasião iniciou-se uma parceria entre o Comitê e a prefeitura para intervir nas áreas definidas pelo Comitê como prioritárias. Ficou claro que ambas as instituições tem interesse em garantir a segurança hídrica da região sendo fundamental um esforço conjunto neste sentido.

Assim, foi acordado que as equipes se reunirão em breve para definir um plano de trabalho em parceria visando propor a adoção de boas práticas agrícolas e socioambientais nas áreas prioritárias. A primeira ação será proceder ao cruzamento das informações do Projeto "Diagnóstico e Intervenção" com os dados referentes às zonas de especial interesse de recursos hídricos, elaborados pela Secretaria de Meio Ambiente. Coordenador de núcleo e especialista em recurso hídrico apresentam o projeto principal do CBH-R2R

Por fim, a Secretaria Executiva propôs à equipe técnica da Prefeitura, que seja realizada a análise para verificar a viabilidade da criação de uma unidade de conservação de proteção integral municipal na área de contribuição da captação de água do Rio Debossan.

Outras Noticias

Mais Notícias »