Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Concurso de Curta-metragem é lançado pelo Comitê Rio Dois Rios



24-03-2021

Na tarde de hoje, dia 24 de março de 2021, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) lançou a sua primeira edição do "Concurso de Curtas do Rio Dois Rios". A iniciativa visa apoiar e prosperar a educação ambiental na região, além de cativar a comunidade para as questões relacionadas à água. O evento foi online e transmitido no canal oficial do Comitê no Youtube. No evento foi realizada uma brilhante palestra “Valor da água e comunicação pelos CBHs” ministrada pelo Assessor de Comunicação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Raylton Alves Batista, assista a live: https://bit.ly/1ºConcursodeCurtas

O evento além de apresentar o Concurso, foi realizado também para celebrar o "Dia Mundial da Água" no último dia 22 de março. A live foi aberta ao público e teve a mediação realizada pelo Diretor-presidente do CBH-R2R, Ocimar Alves Teixeira, que apresentou o Comitê Rio Dois Rios e a sua importância para a região.

O objetivo e a idealização do Concurso foram apresentados pelo Diretor-Administrativo, Vicente Bastos, que já foi Diretor-Presidente do Comitê no biênio de 2017/2018. O projeto do Concurso nasceu junto ao desenvolvimento do documentário "O caminho das águas. do Caledônia ao Atafona" do Rio Dois Rios, lançado em 2018 Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=vmsycsdYX7U. Os dois projetos, documentário e concurso de curtas, são estratégias adotadas pelo CBH R2R para sensibilizar a população sobre os recursos hídricos da região.

Em seguida, foi apresentada a palestra “Valor da água e comunicação pelos Comitês de Bacia” pelo Assessor de Comunicação da ANA que trouxe a reflexão aos espectadores qual o real valor da água, além de lembrar que é um recurso natural esgotável. Explicou também a importância da boa comunicação dos Comitês, quais os princípios devem ser seguidos e como deve ser elaborado um bom Plano de Comunicação, abordou também a importância das novas mídias para essa relação.

Também foi explanado o regulamento do concurso, que será realizado através do Edital de Chamamento Público n°002-2021, viabilizado pela AGEVAP. Qualquer pessoa física/jurídica poderá se inscrever no concurso, sendo a inscrição totalmente gratuita. Os participantes deverão preencher os seguintes documentos: 1) Ficha de inscrição; 2) Declaração de direitos autorais e autorização para publicação; 3) O curta-metragem. A documentação deverá ser enviada via Correios ou entregue em envelope fechado e identificado na sede do Comitê Rio Dois Rios, que se encontra na Avenida Julius Arp, nº 85, Centro, Nova Friburgo/RJ.

As propostas inscritas no concurso serão avaliadas por uma Comissão Especial de Julgamento, composta por 5 membros: Vicente Bastos Ribeiro (Diretor Administrativo do CBH-R2R); Aline Lopes (Coordenadora de Comunicação – Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS);Marcos Marins (SerraAçãoFilm Commission – Polo Audiovisual de Nova Friburgo e Região); André Bohrer Marques (Coordenador de Núcleo – Agevap – UD3); Felipe Albert de Oliveira Nascimento (Esp. Comunicação – Agevap – UD2).

Os curtas-metragens serão hierarquizados conforme a avaliação da Comissão, e
serão premiados os 3 primeiros colocados. Os prêmios são: 1º) Um smartphone; 2º) Um notebook; 3º) Um tablet. Além de ser entregue um certificado de participação para todos os que tiverem seus curtas habilitados no edital. Acesse o edital na íntegra: http://agevap.org.br/conteudo/edital-02-2021.pdf.

Outras Notícias

Mais Notícias »