Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

CBH – R2R e CEIVAP realizam cursos de capacitação em Barracão dos Mendes



A partir de fevereiro serão ofertados cursos de capacitação para a população local de Barracão dos Mendes/Nova Friburgo. A iniciativa foi confirmada durante a primeira reunião de câmara técnica do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios (CBH-R2R), realizada nesta quarta-feira, dia 24. Os cursos serão ofertados prioritariamente aos proprietários que estão participando do Programa Mananciais/Ceivap e Diagnóstico e Intervenção/CBH-R2R.

As temáticas serão: Boas práticas de produção agrícola; Construção, recuperação e manutenção de estradas rurais sustentáveis; Saneamento rural com ênfase no tratamento de efluentes domésticos e da produção agrícola; e Adequação Ambiental da propriedade rural. De acordo com a programação aprovada, o cronograma da capacitação tem início dia 22 de fevereiro e se estende até o mês de setembro. Serão 3 edições de cursos para cada temática, cada curso com 20 vagas. Portanto, o somatório das 12 edições totalizará 240 pessoas capacitadas ao final do processo.

A oferta dos cursos é uma das ações previstas nos PRISMAs - Projetos Participativos de Incremento de Serviços Ambientais na Microbacia Alvo - principal instrumento do Programa Mananciais do CEIVAP. Os PRISMAs são projetos em nível executivo elaborados de forma participativa com a comunidade, para diagnóstico e priorização de intervenções nas microbacias-alvos. Na região hidrográfica do Rio Dois Rios a microbacia-alvo é a de Barracão dos Mendes em Nova Friburgo.

Sobre o Programa Mananciais

Criado pelo CEIVAP, ou Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, o Programa Mananciais consiste no desenvolvimento e execução de ações para aumentar a disponibilidade hídrica e melhorar a qualidade das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes. Seu principal objetivo é proteger, manter, recuperar, expandir e assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuam para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos na bacia. Isso de forma inclusiva e participativa, garantindo o bem-estar humano, a segurança hídrica e a saúde dos ecossistemas associados à água a médio e longo prazo. Estas ações de capacitação estão sendo financiadas pelo Comitê Rio Dois Rios.

Outras Noticias

Mais Notícias »