Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas retoma formato presencial em Vassouras com cerca de 400 participantes



O X Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB), chegou ao fim com saldo positivo de realização. Foram pouco mais de 400 participantes, entre presencial e online, na edição que marcou a retomada ao formato presencial após dois anos de pandemia. Com o tema "Rios em Nossas Vidas: O Desafio de Regular - A mobilização, comunicação e educação para regulação das águas", o ECOB foi realizado no Centro de Convenções General Sombra e na Universidade de Vassouras.

Promovido pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, o evento teve como um dos pontos altos a entrega de homenagens a pessoas que contribuíram para a gestão dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro, a aprovação de 51 trabalhos científicos que passaram por avaliação técnica, Rodas de Diálogos e Minicursos. Toda a programação foi permeada por discussões sobre temas importantes no contexto da gestão das águas, colocando propostas e desafios para os nove comitês envolvidos no evento.

O ECOB foi marcado, portanto, por uma programação variada. Representando o Comitê Rio Dois Rios, a diretora secretária-executiva do Comitê, Mayná Coutinho de Moraes (foto), destacou os investimentos do Comitê Rio Dois Rios em saneamento básico na Mesa de Debates sobre o tema.

O final do ECOB foi marcado pela troca de gestão do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas. Por meio de eleição, venceu a chapa única formada pelos Comitês Baía de Guanabara e Comitê Piabanha. Portanto, a coordenação-geral fica por conta da diretora-presidente do Comitê Baía de Guanabara, Adriana Bocaiúva, e a presidente do Comitê Piabanha, Erika Cortines, assume como coordenadora-ajunta. A definição da nova gestão aconteceu durante a Assembleia Geral do Fórum Fluminense, que ocorreu ao final do evento.

A Assembleia também deliberou que agora o ECOB acontecerá a cada dois anos. Com isso, em 2023 está prevista a realização do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, o ENCOB, em Natal/RN, e o próximo ECOB está previsto para 2024 em local a ser definido.

Outras Noticias

Mais Notícias »