Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Visita Técnica na Microbacia de Barracão dos Mendes reúne representantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios, do INEA e da Secretaria de Agricultura de Nova Friburgo.



FOTO: Da esquerda para a direita – Cauê Bielschowsky (Diretor-INEA); Adelso Raposo (Secretário de Agricultura de Nova Friburgo); Marcio (INEA); Moema (INEA) e Lícius de Sá Freire (CBH-R2R).

No último dia 10 (sexta-feira) foi realizada uma visita técnica à microbacia de Barracão dos Mendes/Nova Friburgo, alvo de investimento do programa Mananciais/Ceivap e do Projeto Diagnóstico e Intervenção do CBH-R2R. Estiveram presentes representantes do Comitê de Bacia Hidrográfica, do INEA e da Secretaria de Agricultura de Nova Friburgo. Do CBH-Rio Dois Rios estavam presentes o Diretor Executivo, Licius de Sá Freire, representando o INEA estavam presentes o Diretor Cauê Bieloschowsky, e os técnicos Moema e Márcio. Também esteve presente o Secretário de Agricultura, Adelso Rapozo.

A visita técnica teve como principal objetivo acompanhar as ações que já foram realizadas em Barracão dos Mendes. Estas ações na Região são resultados da execução do Projeto Mananciais/Ceivap em conjunto com o Projeto Diagnóstico e Intervenção do CBH-R2R. Que prevê uma série de intervenções com o objetivo de conservar os recursos hídricos na microbacia.

Na visita foi possível verificar a construção de diversas intervenções de
saneamento rural (bacias de evapotranspiração-10, biodigestores-2, efossa filtro e sumidouro-98). Também foram verificados alguns pontos de monitoramento de água, além de um reconhecimento da região e troca de impressão com os produtores sobre a execução do projeto na microbacia.

O projeto prevê ainda uma série de outras intervenções como: Kits de irrigação racional (microaspersão e gotejamento); implantação de Sistemas Agroflorestais – SAVs e realização de cursos de capacitação para os produtores. Estas intervenções estão sendo licitadas e em breve estarão sendo implantadas na região. O que levará a novas visitas técnicas para a verificação do andamento do projeto.

Outras Noticias

Mais Notícias »