Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Especial dia do Trabalhador Rural: entrevistas com Pércio Portz e Margarete Satsumi



O Dia do trabalhador rural é comemorado em 25 de Maio no Brasil. A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, nos campos, fazendas e produções agrícolas. Simbolizando esta homenagem, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) entrevistou seu Diretor Administrativo, Pércio Portz, e a Produtora Rural, Margarete Satsumi.: Entrevista com Pércio Portz: Pércio, qual é a importância da Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios para a produção rural?

"A atuação do Comitê de Bacia Hidrográfica tem interferência direta no meio rural da região, uma vez que, somos produtores de hortigranjeiros que tem a água como sua grande aliada!"

Conte-nos um pouco da sua trajetória até se tornar Diretor Administrativo do CBH-R2R.

"Por efeito das consequências da tragédia (tragédia ambiental de 2011), iniciamos um lento processo de refazer o meio ambiente afetado, então nós buscamos o aprimoramento em gestão ambiental, culminando com a entrada no CBH-R2R."

Qual é a importância do Produtor Rural para a Sociedade?

"A mais antiga atividade humana foi, é e será a produção de sua subsistência, o produtor rural se destaca nesse cenário, não é? E nós sabemos que a nossa alimentação provém deste campo. Sempre foi assim. E nós sempre teremos que voltar os olhos para esta atividade, ela é fundamental , é a nossa sobrevivência."

Qual é a importância da CONRURAL no Colegiado do Comitê Rio Dois Rios?

"O Conselho das associações de pequenos agricultores familiares congrega essa classe que para muitos ainda está no passado e precisa aprender a agir e ser ouvida também.

A presença do CONRURAL no Colegiado é um canal de vivo e participativo neste contexto."

Qual futuro você sonha para o Rio Dois Rios?

"Sonhar são planos de ações futuras, e nesse campo o CBH-R2R é um ator cada vez mais importante no trato desse desafio que representa a água na sua importância e na sua própria sobrevivência, nessas próximas décadas veremos isso. Urge que se faça a conscientização de todos para enfrentar esse enorme problema. É questão de sobrevivência!"

Entrevista com Margarete Satsumi:

Margarete, qual é a importância da água na sua produção?

"A nossa produção não existiria sem a água. A água é o adubo, é a vida principal das plantas, então sem ela a gente não conseguiria produzir. E pra gente, a água é tudo! A importância não tem nem como medir, de tão importante que ela é. Então a gente valoriza muito a nossa água."

Quais são os maiores desafios que um Produtor Rural enfrenta?

"Nós somos pequenos produtores rurais da agricultura familiar, os fatores, os desafios, as intempéries da natureza, são vários os desafios que todos nós enfrentamos no dia a dia. Desde o excesso de chuva, o excesso de água, na hora e no momento errado junto com o vento, que ocasiona muitos incidentes e acidentes com a Lavoura, isso aí é um desafio da natureza que infelizmente não temos como escapar. Os outros desafios são sempre o fator: custo de produção, diminuir e nos livrar das pragas e doenças, tentar otimizar o máximo a produção, minimizar o máximo o custo de produção, os desafios são muitos que o produtor tem que se virar nos 30, literalmente. Nós temos que ser agrônomos, nós temos que ser administradores, entre outras mil tarefas que nós temos que enfrentar para que a gente possa deixar as nossas contas em dia."

Qual é a sua produção?

"Hoje o nosso foco principal é com a hortaliças orientais, ou exóticas, como o pessoal fala, que já tem um mercado, que está sendo trabalho a alguns anos, a produção é pequena, mas muito diversificada, que nos deixa, bem atarefadas no nosso dia a dia para conseguir produzir e entregar. Nós temos também algumas produções que nós acabamos colocando na merenda escolar e as outras a gente também coloca alguma coisa no PAA. E aí a gente vai driblando as contas com essa produção."

Qual futuro você sonha para o manejo de água na sua região?

"Olha, sonhar não faz mal né? rs. Eu sonharia que todos os produtores pudessem valorizar e otimizar o máximo tudo que a gente possa fazer pra impactar menos o meio ambiente, fazer o máximo do Reuso das Águas, contaminar menos possível a água pros rios. tem muita coisa que a gente gostaria que todas as pessoas ao nosso redor tivessem a responsabilidade e o compromisso com a água. E isso a gente vê que não só nés produtores, mas os nossos governantes, nossas autoridades, tem muita gente importante que não está dando devido valor a nossa água é isso aí que me entristece muito, e eu gostaria muito que tivesse uma pessoa que trouxesse essa luz no futuro. Luz no final do túnel para nosso futuro. Seria realmente sonhar alto, porque a gente vê que muita gente não foca na importância da água e sim usar a água como se fosse usar qualquer outro objeto, e não é bem assim, a água é um bem, é um patrimônio, é muito importante para a vida de todos nós seres vivos."

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios agradece a participação dos entrevistados e parabeniza todos os trabalhadores rurais nesta data tão importante.

Assim como foi dito durante a entrevista, o Comitê Rio Dois Rios reforça que a água é o nosso bem mais precioso e precisamos cuidar e protegê-la para que tenhamos um futuro próspero.

Na visita foi possível verificar a construção de diversas intervenções de saneamento rural (bacias de evapotranspiração-10, biodigestores-2, e fossa filtro e sumidouro-98). Também foram verificados alguns pontos de monitoramento de água, além de um reconhecimento da região e troca de impressão com os produtores sobre a execução do projeto na microbacia.

O projeto prevê ainda uma série de outras intervenções como: Kits de irrigação racional (microaspersão e gotejamento); implantação de Sistemas Agroflorestais – SAVs e realização de cursos de capacitação para os produtores. Estas intervenções estão sendo licitadas e em breve estarão sendo implantadas na região. O que levará a novas visitas técnicas para a verificação do andamento do projeto.

Outras Noticias

Mais Notícias »