Marcadas para os próximos dias 19 e 20, reuniões com produtores rurais para recuperação ambiental em Duas Barras-RJ
Produtores rurais da bacia hidrográfica do rio Macuquinho, das localidades de Palmeiras, Holofote e Monnerat estão convidados para reuniões sobre os investimentos na recuperação ambiental das propriedades localizadas nesta bacia, que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA) Monnerat. Os encontros serão nos dias 19 e 20 de fevereiro e a organização é do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica Rio Dois Rios (CBH-R2R), em parceria com as secretarias municipais de meio ambiente e agricultura da Prefeitura de Duas Barras, além da EMATER-RJ - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro.
A reunião do dia 19 será no Restaurante do Dindim, RJ-152, em frente à Fazenda Rancharia, a partir das 19 horas. Já a reunião do dia 20 será na sede da Associação de Moradores de Monnerat, situada na rua Constâncio Monnerat, s/ nº, centro, também às 19 horas. Entende-se que esta bacia hidrográfica é uma unidade hidrológica de alta importância e sua recuperação ambiental é vital para a preservação e conservação dos recursos hídricos do município.
Este trabalho de recuperação ambiental é tratado no aditivo do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado entre a Votorantim Cimentos S.A. e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que destinou recursos para serem aplicados na restauração florestal, através do projeto Diagnóstico e Intervenção do CBH-R2R, previsto em seu plano de bacia. A microbacia em questão é considerada pelo CBH-R2R como uma Unidade Hidrológica de Planejamento (UHP) na categoria de alta importância para a preservação e conservação dos recursos hídricos. No entanto, dentro desta UHP, a identificação das áreas disponíveis para receber intervenções de reflorestamento, e outras intervenções de recuperação ambiental, não foi realizada.
Com a interveniência do CBH-R2R, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) celebrou acordo com a empresa Votorantim Cimentos prevendo o pagamento de aproximadamente R$ 1 milhão para serem investidos no projeto Diagnóstico e Intervenção. A área destinada ao projeto é a bacia de drenagem da captação de Monnerat/Duas Barras e estão previstas ações de restauração florestal.
No âmbito desse compromisso, foi estabelecida a criação de um grupo de trabalho com a participação do MPRJ, do Comitê Rio Dois Rios da Emater-Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Prefeitura Municipal de Duas Barras, para fins de elaboração e execução de medidas compensatórias para melhorar a qualidade ambiental da região, chamado de GT TAC-Votorantim. Caberá ao GT acompanhar a execução dos trabalhos em 2025, a fim de garantir que as exigências contratuais sejam cumpridas.
Outras Noticias
Mais Notícias »