Programa AGente das Águas inicia temporada 2026 de aulas práticas em Cantagalo (RJ)
O Programa AGente das Águas inicia o ano com atividade prática em campo voltada à capacitação comunitária para o monitoramento da qualidade da água, reunindo agentes comunitários e voluntários locais em área rural de Santa Rita da Floresta, em Cantagalo (RJ). A ação, realizada em 29 de janeiro, foi conduzida por pesquisadoras do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R), e fortalece iniciativas de gestão sustentável dos recursos hídricos na Mata Atlântica.
O início da temporada de aulas práticas em 2026 reforça o compromisso da AGEVAP e do CBH-R2R com o acompanhamento contínuo do programa. O objetivo é assegurar que os conhecimentos aplicados gerem impactos socioambientais positivos e duradouros, promovendo a cidadania, o empoderamento das comunidades e a conservação dos rios que banham a região. Por meio do engajamento na gestão hídrica, a iniciativa busca melhorar a saúde ambiental de toda a bacia hidrográfica.
O Programa AGente das Águas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em conjunto com o CBH-R2R, realiza cursos teóricos e práticos que ensinam procedimentos de coleta e análise de água aos cidadãos locais. A meta é formá-los como agentes locais capazes de realizar o monitoramento constante dos corpos hídricos da região. O treinamento desses "multiplicadores" comunitários, que incluem moradores e membros da comunidade, é acompanhado por pesquisadores da Fiocruz para garantir que as análises físico-químicas e bacteriológicas atinjam padrões de eficiência, tornando os dados tecnicamente válidos.
Ativo desde 2012 em prol da qualidade das águas, o programa já percorreu diversos municípios, como Nova Friburgo, Cordeiro e Cantagalo. A iniciativa atua em conjunto com associações de moradores, prefeituras e ONGs para fortalecer a rede de monitoramento ambiental no estado.
Outras Noticias
Mais Notícias »