Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Santa Maria Madalena recebe vistoria para implantação de obras de esgotamento sanitário



Na última quinta-feira, dia 21, foi realizada uma visita técnica na cidade de Santa Maria Madalena para fazer uma vistoria relacionada as obras de sistemas de esgotamento sanitário, que estão sendo implantados na área urbana deste município.

Estavam presentes na visita o diretor-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios (CBH-R2R), Ocimar Teixeira, o diretor vice-presidente do do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), João Gomes o Secretário municipal de Meio Ambiente Wanderley Daflon e técnicos da secretaria-executiva dos Comitês, a AGEVAP, representados pela Ana Caroline Pitzer, Maíra Simões e André Bohrer Marques. Após a inspeção nas obras, os visitantes foram recepcionados pelo prefeito do município, Nilson José Perdomo Costa, e foram discutidos o grande avanço que esta obra representa para Madalena, além de relembrar todo o histórico de trabalho que esteve por trás deste processo.

As obras foram financiadas principalmente pelos Comitês de Bacia Hidrográficas do Ceivap, e do Rio Dois Rios, com participação também do município. Durante a visita técnica foi possível constatar que a obra de instalação da rede coletora está evoluindo conforme o previsto e que em 2024 a perspectiva é que se iniciem as obras da construção das respectivas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).

Os projetos inscritos pelo município de Santa Maria Madalena foram classificados em 2° e 4° lugar para receber investimentos do PROTRATAR - Programa de Tratamento de Águas Residuárias do CEIVAP. O programa visa financiar obras de esgotamento sanitário nos municípios localizados na bacia do Rio Paraíba do Sul. O CBH-R2R, entendendo a importância do PROTRATAR, se colocou à disposição dos municípios da sua área de atuação, por meio de sua Agência de Bacia (AGEVAP), fornecendo apoio técnico na inscrição e em todas as etapas do processo.

O Comitê Rio Dois Rios tem investido desde 2013 na elaboração de projetos de Sistema de Esgotamento Sanitário para municípios de sua área de atuação com os recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água. O objetivo é recuperar a Bacia do Rio Dois Rios e fomentar a universalização dos serviços de saneamento ambiental. Em 2015, os municípios da área de atuação do CBH-R2R foram hierarquizados pelo Comitê para receber estudos e projetos para seu sistema de esgotamento sanitário.

Outras Noticias

Mais Notícias »