Investimentos do Comitê Rio Dois Rios em destaque no Seminário RJ Resiliente em Nova Friburgo
O Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) participou, no dia 2 de dezembro, do "Seminário RJ Resiliente" em Nova Friburgo - RJ.
O evento foi realizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), juntamente com a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado, no Nova Friburgo Country Clube - Av. Conselheiro Julios Arp, 140 - Centro. Estavam presentes especialistas, gestores e autoridades, firmando o compromisso de integrar políticas públicas ambientais e ações de Defesa Civil para construir cidades mais seguras e resilientes diante dos desastres climáticos e ambientais.
A abertura oficial contou com a presença de diversas autoridades do Governo do Estado, prefeituras e parlamentares. O Secretário Estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, detalhou as políticas públicas voltados para a área da sustentabilidade em execução no Estado do Rio de Janeiro.
Em seguida, Ana Asti, Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ) e presidente do
Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), destacou os investimentos feitos pelo Comitê Rio Dois Rios. Ela enfatizou a atuação do Rio Dois Rios na prevenção de desastres ambientais através de projetos de recuperação ambiental e saneamento, desempenhando um papel fundamental na gestão participativa dos recursos hídricos, deliberando sobre investimentos e ações que visam a sustentabilidade hídrica e a prevenção de desastres na região. Ana Asti destacou ainda as ações realizadas na área de atuação do Comitê Rio Dois Rios nos eixos de Educação Ambiental e Monitoramento, Saneamento e Infraestrutura Verde, sendo estes dois últimos eixos, com investimentos em parceria com o CEIVAP. Já a Subsecretária de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade da SEAS-RJ, Silvia Marie Ikemoto, demonstrou como as cidades resilientes estão atuando para melhorar a preparação e resposta a desastres.
O encerramento ficou por conta do painel "Gestão de Riscos de Desastres", que colocou em evidência a atuação da Defesa Civil com o Coordenador do "RJ Sustentável”, da SEAS-RJ, Coronel Kempers, e o Secretário de Defesa Civil de Nova Friburgo, Evy Gomes. A alta participação de gestores reforçou a urgência do tema. O "Seminário RJ Resiliente" promoveu a convergência de conhecimento e a articulação de esforços entre diferentes esferas de governo na busca por um Rio de Janeiro mais preparado para o futuro.
Outras Noticias
Mais Notícias »